A PINTURA RELIGIOSA NEOBIZANTINA DE BENEDITO CALIXTO DE JESUS: UMA PERSPECTIVA DE LONGA DURAÇÃO MEDIEVAL EM SÃO PAULO
Resumo
Na década de 1910, Benedito Calixto de Jesus (1853-1927) pinta uma série composta por oito santos mártires acompanhados, individualmente, por oito pares de anjos e os instala nos dois lados dos clerestórios da Igreja de Santa Cecília e São José, em São Paulo. Aqui, pretende-se analisar algumas aproximações à linguagem bizantina atreladas à reconstrução revivalista, representada da pela arte neobizantina. O estudo salienta uma perspectiva de longa duração no referido conjunto considerando a recuperação do Cristianismo primitivo pelas figuras dos mártires, bem como discute a presença da matriz bizantina oriental observável na decoração simbólica de Gino Catani, ao redor das pinturas de Calixto. Assim, dentro de uma igreja de arquitetura neorromânica analisa-se essa longa duração medieval historicizada e apropriada pela Igreja Ultramontana durante a Primeira República em São Paulo.
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Signum Revista da ABREM (ISSN 2177-7306) - Associação Brasileira de Estudos Medievais