APONTAMENTOS A RESPEITO DAS CONEXÕES ENTRE OS SENTIDOS DA VISÃO E DA AUDIÇÃO NAS REPRESENTAÇÕES DE GRIFOS NA TAPEÇARIA DE BAYEUX (C. 1077)
Resumo
No interior do corpus de produções artísticas associadas diretamente à experiência política dos normandos na Inglaterra, destaca-se a Tapeçaria de Bayeux. O têxtil, confeccionado em fins da década de 1070, sob a comitência de Odo de Bayeux, evidencia, por meio de uma narrativa pictórica contínua, aspectos relacionados à ideia de combate; seja pela diversa representação de guerreiros armados, seja pelos animais considerados monstruosos e hostis. Logo, nossa presente pesquisa tem por objetivo identificar e problematizar alguns aspectos concernentes às conexões entre os sentidos da visão e da audição a partir da representação dos grifos na Tapeçaria. Comumente um motivo iconográfico pouco valorado em pesquisas acerca desse objeto, consideramos que as respectivas emergências operavam distintas performances no interior da composição, a evidenciar, por meio da sugerida intersensorialidade, a pretensão de que potencializam a ideia de virtuosidade bélica por parte da gens normannorum.
Texto completo:
PDFReferências
ARISTOTLE. On Sense and the Sensible. Tradução J. I. Beare. Domínio público, Disponível em: . Acesso em: jul. 2022.
ARISTOTLE. Generation of Animals. Trad. Charles D. C. Reeve. Cambridge: Hackett Publishing, 2019.
AUGUSTINE. Confessions. Trad. Garry Wills. Book X – Memory. Edição para Kindle. New York: Penguin Books, 2006.
BARNEY, Stephen A; LEWIS, W. J; BEACH, J. A; BERGHOF, Oliver. The Etymologies of Isidore of Seville. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
BARTHÉLEMY, Dominique. A Cavalaria – da Germânia Antiga à França do século XII. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.
BAXANDALL, Michael. O olhar renascente: pintura e experiência visual na Itália da Renascença. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
BERNSTEIN, David J. The Mystery of the Bayeux Tapestry. London: Weidenfeld and Nicolson, 1986.
BRIDGMAN, Timothy P. Hyperboreans – Myth and History in Celtic-Hellenic Contacts. New York: Routledge, 2005.
BLOCH, Howard R. A Needle at the Right Hand of God – The Norman Conquest of England and the Making and Meaning of the Bayeux Tapestry. New York: Random House, 2007.
CARRUTHERS, Mary. A Técnica do Pensamento – Meditação, Retórica e a Construção de Imagens (400 – 1200). Tradução José Emílio Maiorino. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.
CLARKE, H. B. “The identity of the designer of the Bayeux Tapestry”. In: Anglo-Norman Studies, Woodbrige: The Boydell Press, v. 35, 2013, p. 121-139.
CONTADINI, Anna. Sharing a taste? Material Culture and Intellectual Curiosity around the Mediterranean, from the Eleventh to the Sixteenth Century. In: Idem; NORTON, Claire. The Renaissance and the Ottoman World. Burlington: Ashgate, 2013, p. 23-61.
CONTAMINE, Phillipe. War in the Middle Ages. Trad. Michael Jones. Oxford: Basil Blackwell, 1984.
CREMEENS, Elisabeth. “Weaving Sanctity: The Textile Relics of St. Cuthbert”. In: Peregrinations: Journal of Medieval Art and Architecture, v. 6, n. 4, 2018, p. 1-25.
DYER, Christopher. The Archaelogy of the 11th Century – Continuities and Transformations. London: Routledge, 2017.
DAVIES, R. H. C. The Normans and their Myth. London: Thames and Hudson, 1976.
ESCUDERO, María José Ortúzar. “Ordering the Soul. Senses and Psychology in 13th Century Encyclopaedias. In: RursuSpicae – Transmition, réception et réécriture de textes, de l’Antiquité au Moyan Age, n. 3, 2020, p. 1-38.
EXUM, Cheryl J. Song of Songs. In: NEWSON, Carol A; RINGE, Sharon H; LAPSLEY, Jacqueline (eds). Women’s Bible Commentary. 3ª Edição. Louisville: Westminster John Knox Press, 2012.
GETSMAN, Elina. The spectrum of performances. In: GETSMAN, Elina. Visualizing Medieval Performance – Perspectives, Histories, Contexts. London: Routledge, 2008, p. 1-17.
HERODOTUS. The Histories. Trad. Robin Waterfield. In: Oxford World’s Classics. Oxford: Oxford University Press, 1988.
GUREVICH, A. J. Categories of Medieval Culture. Traduzido do russo por G. L. Campbell. London: Routledge & Kegan Paul, 1985.
HILL, G. F. Alexander the Great and the Persian Lion-Gryphon. In: Journal of Hellenic Studies, vol. 43, parte II, 1923, p. 156-161.
HOFFMANN, Eva R. Pathways of Portability. Islamic and Christian interchange between the tenth to the twelfth century. In: Art History, v. 24, n.1, 2001, p. 17-50.
LEWIS, Michael. The Bayeux Tapestry: window to a world of continuity and change. In: HADLEY, D. M.; DYER, Christopher. The Archaelogy of the 11th Century – Continuities and
Transformations. London: Routledge, 2017.
HAHN, Cynthia. Vision. In: RUDOLPH, Conrad (Ed.). A Companion to Medieval Art: Romanesque and Gothic in Northern Europe. Malden: Blackwell Publishing, 2006.
LEWIS, Suzanne. The Rherotic of Power in the Bayeux Tapestry. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
Liber Deuteronomii 14: 11-12. Vulgata Latina [online]. Disponível em . Acesso em: jul. 2022.
Liber Leviticus, 11: 13-14. Vulgata Latina [online]. Disponível em: . Acesso em: jul. 2022.
MAGUIRE, Henry. The Heavenly Court. In: Idem (ed.). Byzantine Court Culture. Washington: Harvard University Press, 1997.
MCCLANAN, Anne L. Illustrious Monsters: representations of griffins on byzantine textiles. In: WETTER, Evelin; STARKEY, Kathryn. Animals in Text and Textile. Riggisberg: Abbeg-Stiftung, 2019, p. 133-145.
MERRILLS, Andy. Isidore’s Etymologies: on words and things. In: KONIG, Jason; WOLF, Greg (eds.). Encyclopaedism from Antiquity to the Renaissance. New York: Cambridge University Press, 2013.
NORDENFALK, Carl. “The Five Senses in the Late Medieval and Renaissance Art”. In: Journal of the Warburg and Courtauld Institutes, vol. 48, 1985, p. 1-22.
NEAGLEY, Linda Elaine. Portals of the Bayeux Tapestry: visual experience, spatial representation and oral performance. In: OWEN-CROCKER, Gale R; LEWIS, Michael J; TERKLA, Dan (eds.). The Bayeux Tapestry: New Approaches – Proceedings of a Conference at the British Museum. Oxford: Oxbow Books, 2011.
PASTAN, Elizabeth Carson; WHITE, Stephen D.; GILBERT, Kate. The Bayeux Tapestry and Its Contexts – A Reassesment. Woodbridge: Boydell & Brewer, 2014.
PLINY, THE ELDER. Natural History. Trad. Timothy E. Page et all. Volume III: Livros VIII-XI, Cambridge: Harvard University Press, 1967.
RADOVANOVIĆ, Danijela Tesic. “Lamp with the representation of the griffin: The Christianisation of pagan motifs during late Antiquity. In: Зборник радова Филозофског факултета у Приштини, v. 3, n. 48, 2018, p. 219-234.
REILLY, Lisa. The Invention of Norman Visual Culture – Art, Politics and Dynastic Ambition. Versão Kindle. Cambridge: Cambridge Univeristy Press, 2020.
REYNIÈS, Nicole. Bayeux Tapestry or Bayeux Embroidery? Questions of Terminology. In: BOUET, Pierre; LEVY, Brian; NEVEUX, François (eds.). The Bayeux Tapestry: Embroidering the facts of History. Caen: Presses Universitaires, 2004.
SANTA-CRUZ, Noelia Silva. “El Grifo”. In: Revista Digital de Iconografia Medieval, vol. IV, n. 8, 2012, p. 45-65.
SCHMITT, Jean-Claude. Imagem. In: LE GOFF, Jacques; Idem (orgs.). Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Campinas: Unicamp, 2012, p. 591-606.
STARKEY, Kathryn. Animals in Text and Textile. Riggisberg: Abbeg-Stiftung, 2019.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Signum Revista da ABREM (ISSN 2177-7306) - Associação Brasileira de Estudos Medievais