REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO ARTISTICO FEMININO NA IDADE MEDIA
Resumo
As mulheres foram submetidas a um tratamento hostil ao longo da Idade Média, tendo sido consideradas inferiores aos homens e privadas de autonomia em diversos âmbitos. Esta situação provocou uma virtual ausência delas em parte da documentação, uma vez que pouco estavam presentes nas estruturas de poder. No entanto, isso não significou que não participassem de vários setores produtivos, atuando ativamente na produção de todos os tipos de bens culturais. Ainda que constatemos este fato, a historiografia ainda parece ter ressalvas em atribuir às mulheres a autoria de obras como artistas: mesmo quando a atribuição acontece, se questiona o grau de contribuição criativa que podem ter tido. Este artigo visa refletir sobre a forma como o cânone e a estrutura discursiva criada pela História da Arte enquanto disciplina dificultam que posicionemos o trabalho feminino em outra dimensão de compreensão com relação à produção artística medieval.
Texto completo:
PDFReferências
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. 1. Fatos e Mitos. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970.
BENNETT, Judith. "The Village Ale-Wife: Women and Brewing in Fourteenth Century England”. In: HANAWALT, Barbara (ed.). Women and Work in Preindustrial Europe. Bloomington: Indiana University Press, 1986.
BHATTACHARYA, Tithi. O que é a teoria da reprodução social? Esquerda Online, 08 de março de 2019. Disponível em: https://esquerdaonline.com.br/2019/03/08/tithi-bhattacharya-o-que-e-a-teoria-da-reproducao-social/ Acesso em: 22 set. 2022.
CARR, Annemarie Weyl. "Women as Artists in the Middle Ages". In: The Feminist Art Journal. n. VII, 1976.
CARR, Annemarie Weyl. “Women as Artists in the Middle Ages: ‘The Dark is Light Enough’”. In: Dictionary of Women Artists. Vol. 1. London and Chicago: Fitzroy Dearborn, 1997. pp. 3–21.
CASSAGNES-BROUQUET, Sophie. Les femmes dans les ateliers d’artistes en Europe du Nord au Moyen Âge. In: Histoire de l'art, n°63, 2008.
CHADWICK, Whitney. Women, art, and Society. London: Thames & Hudson Ltd, 1997.
GARCÍA HERRERO, María del Carmen. “Actividades laborales femeninas a finales de la Edad Media: Registros Iconográficos”. In: LACARRA DUCAY, María del Carmen (coord.). Arte y vida cotidiana en época medieval. Zaragoza: Diputación de Zaragoza, Institución "Fernando el Católico", 2008. p. 17.
HAMBURGER, Jeffrey; SUCKALE, Robert. “Between This World and the Next. The Art of Religious Women in the Middle Ages”. In: HAMBURGER, Jeffrey; MARTI, Susan. Crown and veil: Female monasticism from the fifth to the fifteenth centuries. Nova York: Columbia University Press, 2008.
HARAWAY, Donna. "Gênero" para um dicionário marxista: a política sexual de uma palavra. Cadernos Pagu. (22), 2014.
HARTNELL, Jack. Medieval bodies: Life, death and art in the Middle Ages. London: Profile Books, 2018.
HOWELL, Martha. “Gender in the Transition to Merchant Capitalism”. In: BENNETT, Judith; KARRAS, Ruth (eds). The Oxford Handbook of Women and Gender in Medieval Europe Oxford: Oxford Academic, 2013.
KOWALESKI, Maryanne; BENNETT, Judith M.. “Crafts, Gilds, and Women in the Middle Ages: Fifty Years after Marian K. Dale”. Signs, vol. 14, no. 2, 1989. pp. 474–501.
MARTIN, Therese. “Exceptions and Assumptions. Women in Medieval Art History”. In: MARTIN, Therese (ed). Reassessing the Roles of Women as ‘Makers’ of Medieval Art and Architecture. Vol. 1. Leiden: Brill, 2012.
NOCHLIN, Linda. "Why Are There No Great Women Artists?". In: GORNICK, Vivian; MORAN, Barbara (eds.). Woman in Sexist Society: Studies in Power and Powerlessness. New York: Basic Books, 1971.
NORTON, Christopher. Viewing the Bayeux Tapestry, Now and Then. Journal of the British Archaeological Association, 172:1, 2019. pp.52-89.
OWEN-CROCKER, Gale R.. The Bayeux ‘Tapestry’: Invisible seams and visible boundaries. Anglo-Saxon England, 31, 2002.
ØYE, Ingvild. When did weaving become a male profession?. Danish Journal of Archaeology, 5, 2016.
PARKER, Rozsika. The Subversive Stitch. Embroidery and the making of the feminine. Londres, Nova York: I.B.Tauris, 2010.
PASTER, Gail Kern. “Unbearable Coldness of Female Being: Women’s Imperfection and the Humoral Economy”. English Literary Renaissance, vol. 28, no. 3, 1998. pp. 416–40.
POLLOCK, Griselda. Differencing the canon: Feminist desire and the writing of art's histories. London, Nova York: Routledge, 2006.
POLLOCK, Griselda; PARKER, Rozsika. Maestras antiguas. Mujeres, arte e ideologia. Madrid: Akal, 2021.
RADINI, A.; TROMP, M.; BEACH, A.; TONG, E.; SPELLER, C.; MCCORMICK, M.; DUDGEON, J. V.; COLLINS, M. J.; RÜHLI, F.; KRÖGER, R.; WARINNER, C.. Medieval women's early involvement in manuscript production suggested by lapis lazuli identification in dental calculus. Science Advances (2019).
REYERSON, Kathryn. “Urban Economies”. In: BENNETT, Judith M., KARRAS, Ruth (eds). The Oxford Handbook of Women and Gender in Medieval Europe. Oxford: Oxford University Press, 2013.
ROUSE, Richard H.; ROUSE, Mary A.. Manuscripts and Their Makers: Commercial Book Producers in Medieval Paris, 1200- 1500. Vol. 1. Turnout: Harvey Miller, 2000.
SOKOLON, Marlene, K.. “The Bayeux Tapestry: Nationalism before nations and globes”. In: WARD, A. (Ed.). The Artistic Foundations of Nations and Citizens: Art, Literature, and the Political Community. Londres: Routledge India, 2021.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Signum Revista da ABREM (ISSN 2177-7306) - Associação Brasileira de Estudos Medievais