Editorial

É com enorme alegria que apresentamos esse que é o primeiro número da Signum - Revista da ABREM sob nova editoria. Antes de mais, agradecemos imensamente nosso colega e editor anterior, o Professor André Miatello, que prontamente nos ajudou no que pode na transição. Todos os problemas que enfrentamos, de caráter técnico em sua maioria, foram menores graças à sua intervenção.

Esse novo número da Signum marca a posse de uma nova diretoria, capitaneada pelos professores Igor Salomão Teixeira, da UFRGS (presidente) e Adriana Vidotte, da UFG (vice-presidente). De acordo com decisão coletiva tirada na assembleia de nossa Associação, em 07 de julho de 2017, os gestores da revista serão, a partir daquela data, também eleitos junto com a diretoria da ABREM tendo, assim, mandato de dois anos.

Outra novidade acordada na ocasião, e que afeta diretamente nossa revista, é a possibilidade da publicação de textos por doutorandos. Tendo em vista o alargamento do campo de estudos medievais em nosso país e visando o enriquecimento que apenas a troca acadêmica democraticamente praticada pode suscitar, damos boas-vindas aos pesquisadores nessa etapa de formação.

O presente volume conta com o dossiê 500 anos do Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente e 14 artigos destinados à obra do dramaturgo português Gil Vicente, organizado pelos Professores Márcio Muniz (UFBA) e José Camões (Universidade de Lisboa). Convidamos a todos à leitura, esperando que possamos contar com a contribuição dos medievalistas brasileiros – e estrangeiros – na consolidação da Abrem e da Signum no cenário acadêmico.

Os editores

 

Novo número: http://www.abrem.org.br/revistas/index.php/signum/issue/view/22