Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Signum - Revista da ABREM é o periódico da Associação Brasileira de Estudos Medievais, fundada em 22 de março de 1996 como entidade civil, sem fins lucrativos, com sede nacional no município em que estiver instalada a Diretoria. Entre 1996 a 2010, a Signum foi publicada em formato impresso, após o que adotou-se o formato digital para todos os seus números. É um periódico semestral que tem por finalidade divulgar a produção científica sobre o período Medieval nas mais diversas áreas de especialidade, como os Estudos Literários, a História, a Filosofia, as Artes e o Direito.

A revista, por ser vinculada à Associação Brasileira de Estudos Medievais, não possui uma área de especialidade predominante ou exclusiva, pois procura incluir, inter e transdisciplinarmente, as diversas áreas de estudos que se interessam pela temática medieval, dentro e fora do Brasil.

A Signum - Revista da ABREM aceita submissões de artigos inéditos produzidos por doutores e doutorandos nas áreas acima referidas e outras afins, em regime de fluxo contínuo; para os dossiês temáticos, ver as chamadas para publicação. A revista também aceita submissões de resenhas e traduções (ver as orientações específicas) e, a depender da aprovação da Comissão Editorial, pode publicar entrevistas. 

A Signum - Revista da ABREM aceita manuscritos em Português, Inglês e Espanhol.

 

Políticas de Seção

Dossiê: Homenagem a Maria do Amparo Tavares Maleval

Editores
  • Luciana Eleonora de Deplagne
  • Geraldo Fernandes
  • Geraldo Fernandes
  • Juliana Raffaeli
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: Medievos e medievalidades a partir de uma História da Arte Global

Editores
  • Nathalia da Silva
  • Flavia Galli Tatsch
  • Tamara Quírico
  • Juliana Raffaeli
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos (recebidos em fluxo contínuo e/ou para os dossiês), resenhas e traduções são primeiramente avaliados pela Comissão Editorial que verifica a pertinência do trabalho frente ao escopo da revista e confere a adequação dos manuscritos às normas técnicas adotadas; após esta etapa, os Editores de Seção encaminham os textos para a avaliação cega por dois doutores especialistas no tema, sendo que um dos avaliadores deve ser brasileiro (ou residente no Brasil) e outro estrangeiro (ou radicado no exterior). Caso haja discordância na decisão entre os dois avaliadores, o editor de seção envia o trabalho para um terceiro avaliador doutor especialista, brasileiro ou estrangeiro. No caso dos Dossiês Temáticos haverá sempre um organizador que atua como editor de seção ad hoc. Todos os trâmites da publicação bem como os resultados da avaliação serão sempre divulgados aos autores por correio eletrônico.

 

Periodicidade

Signum Revista da ABREM  tem periodicidade semestral. Em cada ano, o primeiro volume será publicado entre 15 e 31 de julho e o segundo volume, entre 15 e 31 de dezembro. A depender de deliberação do Conselho Editoral, poderá haver publicação de dossiês especiais, acrescentando um terceiro e/ou quarto volumes ao ano, respeitando-se as datas acima referidas.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuí­do entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservao e restauração. Saiba mais...

 

Normas técnicas para citação e referências

* As notas dos artigos deverão ser do tipo "nota de rodapé" e figurar da seguinte forma (ABNT NBR 6023):

a) Para livro:

SOBRENOME (caixa alta), Prenome do autor (caixa normal). Título do livro (itálico). Edição (se não for a 1a.). Cidade: Editora, Ano. p.


b) Para capítulo de livro do mesmo autor:

SOBRENOME (caixa alta), Prenome do autor (caixa normal). Título do capítulo. In: ______. (6 traços sublinhados). Título do livro (negrito). Cidade: Editora, Ano. p. inicial e final do capítulo.


c) Para capítulo de coletânea de vários autores:

SOBRENOME (caixa alta), Prenome do autor (caixa normal). Título do capítulo. In: SOBRENOME (caixa alta), Prenome do organizador / editor (caixa normal). Título do livro (itálico). Cidade: Editora, Ano. p. inicial e final do capítulo.

Obs. A função do responsável deve ser registrada de forma abreviada, no singular, com primeira letra maiúscula e entre parêntesis: (Org.) / (Ed.) / (Coord.) / (Dir.)


d) Para artigo de periódico:

SOBRENOME (caixa alta), Prenome do autor (caixa normal). Título do artigo. Título do Periódico (itálico), Cidade, v., n. (se tiver), p. inicial e final do artigo, ano.


e) Para citação de textos online:

Referência bibliográfica conforme modelos acima, seguida de “Disponível em: <URL>. Acesso em: data”


* Em todos os casos, o subtítulo da obra sem itálico.

* Para artigos que utilizem imagens, os autores deverão enviar os originais das mesmas ou cópia digitalizada e gravada em arquivo com terminação *TIF, individual para cada imagem, e com resolução de 300 DPI.

* Caso sejam utilizadas fontes especiais (grego, sânscrito, hieróglifo, hebraico, etc.) no artigo, os autores deverão enviar uma cópia, gravada em formato digital, de tais fontes.

* As citações com até 3 linhas, no corpo do texto, entre aspas. Acima de 3 linhas, em outro parágrafo, com recuo de 4 cm para esquerda, em fonte Times New Roman tamanho 11, espaço 1,0, sem aspas.

* As citações diretas de documentos em nota de rodapé devem constar entre aspas.


* Sobre expressões que devem ser utilizadas apenas em notas:

a) Uso do Idem: deve ser usado em fonte regular, para mesmo autor e obra diferente.

b) Uso do Ibidem: deve ser usado em fonte regular, para mesmo autor e mesma obra em página diferente ou não.

c) Uso do Op. Cit.: deve ser usado em fonte regular, para mesmo autor, mesma obra, página diferente ou não, e obra já citada no artigo, mas não imediatamente anterior.


*Os termos em outros idiomas, que não o original do artigo, devem constar sempre em itálico.

* O nome de outras obras no corpo de texto pode constar em itálico ou entre aspas, de acordo com a preferência do autor. Entretanto, deve ser aplicado uniformemente em todo artigo.

* A listagem de referências bibliográficas ao final do artigo deve estar de acordo com a ABNT NBR 6023: alinhamento justificado, espaçamento 1,5 e sem linhas em branco entre as referências.